Parte prática
Quem disse que os alunos não podem se divertir durante as aulas?
O 6º ano se dividiu em grupos para criar fantasias improvisadas, com retalhos de pano, EVA, TNT, papel crepom, até panela de casa poderia trazer. Não era permitido nenhum tipo de costura a máquina ou objeto que tenha sido feito especificamente para ser fantasia.
Cada grupo trouxe o material que achou necessário para montar a fantasia na data estipulada: 29/05. As fantasias foram montadas em aula, durante o primeiro perÃodo. Na segunda aula cada grupo apresentou a sua fantasia e tirou a foto oficial.
O resultado não era um grupo de fantasias profissionais, mas sim que a criatividade fosse trabalhada, em conjunto com atenção a pequenos detalhes, sejam culturais ou não. Por exemplo, ter uma correntinha com uma cruz sendo uma egÃpcia antiga, pode fazer perder muitos pontos, deixar a mostra o relógio também. É preciso prestar atenção nos detalhes na hora da foto oficial.
Os critérios para a nota foram:
1. Capricho e criatividade (melhor uso dos objetos)
2. Precisão Histórica (não haver objetos e elementos anacrônicos)
3. Cooperação (uma vez que são vários alunos ajudando a montar cada fantasia)
Parte teórica
Os grupos trouxeram no dia da apresentação da fantasia, um trabalho escrito, onde descreveram quem é o personagem: sociedade representada, posição social, profissão...
Elementos que precisavam conter no trabalho escrito:
- Descrição do personagem
- Materiais usados para confeccionar a fantasia
- Livros, revistas e sites utilizados para conseguir as informações sobre o personagem.